domingo, 21 de dezembro de 2014

Brancas

A minha avó morreu com 93 anos. Já morreu há mais de vinte anos. A minha avó era a Miquinhas da Sardoeira. Sabia ler e escrever. Andou na escola. Acompanhava o desfiar das contas do terço no rádio a pilhas e dizia "caralho p'ró caralho". Não fazia estas duas coisas ao mesmo tempo. Mas são estas particularidades que me fazem não esquecer dela. Ensinou-me que descascar nozes tinge as mãos e que houve tempos em que lavava a cabeça com "água de ferver cascas de nozes" para manter o cabelo preto. As nozes apanhadas da nogueira têm duas cascas. As apanhadas no supermercado podem ter uma ou nenhuma.

2 comentários:

  1. Já vi de onde vêm as tuas caralhadas. São contas do mesmo rosário :)
    Grande avó, deve estar a pôr aquilo tudo na ordem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As caralhadas saltam uma geração. A minha mãe não diz nenhuma :-)

      Eliminar