Mostrar mensagens com a etiqueta Workshop de automaquilhagem. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Workshop de automaquilhagem. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Pinturas de Guerra III

Chegou a vez da máscara de pestanas e “podemos escolher entre as que alongam e as que dão volume aos cílios ou podemos usá-las ao mesmo tempo” – Olha, não sabia. Pensei que uma anulava a outra. Não pensei nada, nunca pensei na razão. Só achei que não dava.

Escolhi a que alonga e passamos à aplicação. Nesta etapa não adivinhava qualquer complicação. Enganei-me:

- Estás com a escova ao contrário!
- Ah?!
- V., está ao contrário!
- Ao contrário, como assim?!
- A curvatura da escova é para baixo!
- Ah?!
- Dá cá isso… é assim!

Pestanas alongadas e, logo a seguir, preenchimento, contornos e batom nos lábios:

- Vou passar a parte dos lábios.
- Então porquê? Não gosta deste cor-de-rosa? Quer um mais clarinho, mais forte?
- Só uso gloss. Não gosto de usar batom. A razão é a mesma das sobrancelhas: cicatriz! Não é coisa que me incomode, mas prefiro não sinalizá-la. Vidas, o Joaquin Phoenix também tem uma e fica-lhe bem.

Pronto, “quadro” finalizado e graças à grande ajuda das minhas ricas amigas:

- Ficaram tão bonitas!
-Também estás bonita. Tens uma cara bonita, mas tens que engordar! – Diz-me a mesma pessoa que nos saldos me aconselhou a comprar a camisola e “aproveitar para andar com a barriga à mostra” porque posso, mesmo não tendo idade para isso.
- Em Setembro, vou regressar ao ginásio para encher um bocadinho (Z., está combinado?).


quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Pinturas de Guerra II

Retomemos a história: E agora, já acabou? - “Não, ainda falta o  eyeliner, sombras, contorno e preenchimento dos lábios, baton e máscara de pestanas. Mas vamos primeiro às sobrancelhas!" E dito isto, perguntou quem é que queria ser a cobaia das sobrancelhas e olhou para mim: 

- Quer cá vir? Ainda não veio cá, já todas vieram.
- Sobrancelhas? Não sou grande exemplo de sobrancelhas. Falta-me um bocado de sobrancelha no lado direito... cicatriz! 

Não me safei, pelos vistos, o "tratamento das sobrancelhas", é para sobrancelhas rafadas. E as amigas ajudaram à festa: 

- Vai lá, pá! Aprendes para quando fores velhota!
- Anda lá, deixa-te de merdas!

Lá fui, perdido por cem, perdido por mil. E não é que ficou bem? Disseram elas. "Pronto, vamos fazer o smokeu eyes!" - weeeeeee, que bom. 

- Eu não posso fazer o smokey eyes!
- Pois, tens os olhos pequenos... - Disse a mesma pessoa que me aconselha a trocar os óculos por lentes porque tenho "os olhos bonitos, são rasgados".
- Usas cores mais claras, tipo azul ou cinzento, assim não fica a parecer que levaste dois socos.
- Vocês são tão fixes. Obrigadão! 

To be continued...

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Pinturas de Guerra: prólogo

Quando é que percebi que ia correr mal? Logo no início. Mesmo antes de chegar ao local. Recuemos na história.

À hora marcada, mais minuto menos minuto, lá estava eu para apanhar a P. e o feedback ao meu bom dia foi:

- Ei lá.... Ò chunning põe isso mais baixo!
- (Estou fodida, isto não vai correr bem...) Oh... não digas isso, eu ponho mais baixo.

Estacionada a viatura e dada a moeda ao arrumador. Fomos ao encontro da M. e, logo ali no café com o pastel de nata, percebi que só tinha metade dos pincéis que elas traziam - estou a mentir. Só tenho um pincel, é o do pó bronzeador. E elas têm mais de três ou quatro cada uma - e pensei, vai ser a humilhação total se forem todas assim como elas... Que se foda! À saída do café, ainda chutaram:

- Estás aí com uma borbulha, não é normal em ti... o que andaste a comer?
- Até é bom ter-te aparecido esse "berdoejo", aprendes a disfarçar os vermelhos.
- (Ò foda-se, vou morrer!) Eu sei, eu sei. Pareço uma indiana com a pinta na testa. Não andei a comer nada fora do normal... Vidas!

Finalmente, entramos no hotel e descemos à sala do workshop. Deparo-me com uma miúda, vestido preto e com roupa interior em número errado. Estava tudo tão apertado que dava para perceber onde acabava o soutien e onde começavam as cuecas. Mas não foi isso que me assustou. O que me assustou foi a sombra azul ABBA aplicada em bloco sobre as pálpebras: foda-se, se é para me ensinar a fazer aquela merda, posso ir embora. Eu sei fazer aquilo!

To be continued...

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Pinturas de Guerra I

Duas amigas profissionais da automaquilhagem e eu que “não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.”, lá fui com elas a um workshop de automaquilhagem, tal e qual uma ovelha para o matadouro. 

Tinham dito para levarmos os produtos que usássemos diariamente e outros que tivéssemos lá por casa: e agora? Outono/Inverno uso o BB Cream, pó bronzeador, máscara de pestanas e gloss. Primavera/Verão, cai o BB Cream e fica o resto. Não tenho mais nada para levar… ou terei? Tenho! Tenho o coffret de sombras que a P., uma das profissionais da automaquilhagem, me ofereceu em 2010 e que ainda está por abrir. 


A sessão começou com a ensabodela sobre limpar, tonificar e hidratar a pele. Ok, faço isso todos os dias, nada de novo. Depois é que descambou: 


1º Primer: para cobrir as imperfeições e preparar a pele para receber e fixar melhor a maquilhagem. - Já pintei o interior da minha casa, sei bem o que é um primário!
 

2º Base: tornar a pele homogénea e o discurso de saber escolher a “nossa cor”. – Não é para ficar com o rosto moreno e destacado do pescoço e orelhas?
 

3º Corrector colorido: Há amarelo, azul e verde. E o verde foi espectacular para camuflar a borbulha que trazia na testa e que me dava um ar de indiana. E, quando vi a palete de cores à minha frente, fez-se luz – RGB e correcção de cor… fantástico, não só é válido em imagens como em seres humanos!
 

4º Corrector: disfarçar olheiras e manchas – mas o que pusemos anteriormente não esconde tudo?
 

5º Pó compacto: uniformizar o tom da pele e reduzir o excesso de brilho – Mas é mesmo necessário?
 

6º Blush: deve ser aplicado na parte mais alta das maçãs do rosto, esfumando-o com o pincel em movimentos circulares – Já acabou?
 

7º Iluminador ou pó bronzeador: para aumentar ou afinar partes do rosto, respectivamente – Do pó bronzeador gostei!
 

E agora, já acabou? -  “Não, ainda falta o  eyeliner, sombras, contorno e preenchimento dos lábios, baton e máscara de pestanas. Mas vamos primeiro às sobrancelhas!"

To be continued...