Tempo frio e chuvoso. A idade a não ajudar. Este ano não fiz o sacrifício de dormir pouco e acordar cedo. Vidas! Em anos anteriores foi assim:
Apontamentos de São João
O S. João é para a semana
E cá vai a minha quadra:
Ò meu rico São João,
és o meu santo preferido,
para mal dos meus pecados,
divides o nome com o falecido!
Mostrar mensagens com a etiqueta São João. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta São João. Mostrar todas as mensagens
terça-feira, 24 de junho de 2014
terça-feira, 9 de julho de 2013
Apontamentos de São João
Sim, o São João celebra-se de 23 para 24 de Junho e hoje é o nono dia do mês de Julho. Mas tenho andado com outros afazeres, nomeadamente, férias.
Como já não estava há séculos com a minha família, decidi jantar com eles na noite de São João. O programa das festas é sempre o mesmo, mete sardinhada e é na igreja. Pareceu-me seguro jantar com eles num local público porque quando é em casa descamba sempre, uns a berrar para um lado e outros para o outro. Ninguém mata ninguém, estamos só e apenas a conversar. O problema é que quando os equipamentos Individuais de Protecção surgiram ou passaram a ser obrigatórios, a audição do meu pai já estava toda fodida. A minha mãe com medo que as coisas se estraguem, desata a comer tudo enquanto o diabo esfrega um olho. A minha irmã está toda fodida da tola, o meu sobrinho mais novo é metrosexual e o mais velho é acólito. O mais velho, como verdadeira ovelha de Deus, serviu à mesa na sardinhada e como o meu pai é diabético e chato, o miúdo teve que levar com ele porque o 'doente' não pode estar tantas horas sem comer. O padre perguntou ao mais novo porque estava tão magrinho e o puto respondeu-lhe que era uma opção, deduzo que a vontade seria mandá-lo foder. E pronto, lá se passou mais um alegre serão de São João em família.
Como já não estava há séculos com a minha família, decidi jantar com eles na noite de São João. O programa das festas é sempre o mesmo, mete sardinhada e é na igreja. Pareceu-me seguro jantar com eles num local público porque quando é em casa descamba sempre, uns a berrar para um lado e outros para o outro. Ninguém mata ninguém, estamos só e apenas a conversar. O problema é que quando os equipamentos Individuais de Protecção surgiram ou passaram a ser obrigatórios, a audição do meu pai já estava toda fodida. A minha mãe com medo que as coisas se estraguem, desata a comer tudo enquanto o diabo esfrega um olho. A minha irmã está toda fodida da tola, o meu sobrinho mais novo é metrosexual e o mais velho é acólito. O mais velho, como verdadeira ovelha de Deus, serviu à mesa na sardinhada e como o meu pai é diabético e chato, o miúdo teve que levar com ele porque o 'doente' não pode estar tantas horas sem comer. O padre perguntou ao mais novo porque estava tão magrinho e o puto respondeu-lhe que era uma opção, deduzo que a vontade seria mandá-lo foder. E pronto, lá se passou mais um alegre serão de São João em família.
quarta-feira, 12 de junho de 2013
O S. João é para a semana
O São João
nas Fontainhas não era brincadeira de crianças! Fazer uma cascata São Joanina
não estava ao alcance de todos. E nós estávamos em desvantagem em relação aos
“1500″ filhos da Dona Fátima. Eu, a minha irmã e o meu irmão, que na altura era
um bebé de meses, não reuníamos as aptidões necessárias para o bricolage. Para
angariar o tostãozinho para o São João tínhamos apenas um boneco e muita lata.
Era mais do que óbvio que precisávamos de sorte.
Já tínhamos
um boneco do São João e a Dona Gusta arranjou-nos outro boneco, mas este, ao
contrário do nosso, era a representação do Santo António. Logo, quando pedíamos
o tostãozinho para o São João, tínhamos que ouvir o sermão do Santo António e
fazer cara de peixe: olhos arregalados e boca aberta como se fosse a primeira
vez que ouvíamos tal coisa. Foi divertido, o sermão é que era chato. Mas
argumentamos sempre que aquele era o São João, só estava um bocadinho mais
tapado e era careca. Ainda pensamos em pintar o cabelo no Santo António. Mas o
boneco não era nosso.
Não mudámos
muito a sorte, mas conseguimos endrominar alguns transeuntes.
(repescado do antigo blogue)
(repescado do antigo blogue)
Subscrever:
Mensagens (Atom)
