Mostrar mensagens com a etiqueta São João. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta São João. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 24 de junho de 2014

O São João não é para todos, infelizmente

Tempo frio e chuvoso. A idade a não ajudar. Este ano não fiz o sacrifício de dormir pouco e acordar cedo. Vidas! Em anos anteriores foi assim: 

Apontamentos de São João 
O S. João é para a semana 

E cá vai a minha quadra:

Ò meu rico São João,
és o meu santo preferido,
para mal dos meus pecados,
divides o nome com o falecido!

terça-feira, 9 de julho de 2013

Apontamentos de São João

Sim, o São João celebra-se de 23 para 24 de Junho e hoje é o nono dia do mês de Julho. Mas tenho andado com outros afazeres, nomeadamente, férias.

Como já não estava há séculos com a minha família, decidi jantar com eles na noite de São João. O programa das festas é sempre o mesmo, mete sardinhada e é na igreja. Pareceu-me seguro jantar com eles num local público porque quando é em casa descamba sempre, uns a berrar para um lado e outros para o outro. Ninguém mata ninguém, estamos só e apenas a conversar. O problema é que quando os equipamentos Individuais de Protecção surgiram ou passaram a ser obrigatórios, a audição do meu pai já estava toda fodida. A minha mãe com medo que as coisas se estraguem, desata a comer tudo enquanto o diabo esfrega um olho. A minha irmã está toda fodida da tola, o meu sobrinho mais novo é metrosexual e o mais velho é acólito. O mais velho, como verdadeira ovelha de Deus, serviu à mesa na sardinhada e como o meu pai é diabético e chato, o miúdo teve que levar com ele porque o 'doente' não pode estar tantas horas sem comer. O padre perguntou ao mais novo porque estava tão magrinho e o puto respondeu-lhe que era uma opção, deduzo que a vontade seria mandá-lo foder. E pronto, lá se passou mais um alegre serão de São João em família.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

O S. João é para a semana


 
O São João nas Fontainhas não era brincadeira de crianças! Fazer uma cascata São Joanina não estava ao alcance de todos. E nós estávamos em desvantagem em relação aos “1500″ filhos da Dona Fátima. Eu, a minha irmã e o meu irmão, que na altura era um bebé de meses, não reuníamos as aptidões necessárias para o bricolage. Para angariar o tostãozinho para o São João tínhamos apenas um boneco e muita lata. Era mais do que óbvio que precisávamos de sorte.
Já tínhamos um boneco do São João e a Dona Gusta arranjou-nos outro boneco, mas este, ao contrário do nosso, era a representação do Santo António. Logo, quando pedíamos o tostãozinho para o São João, tínhamos que ouvir o sermão do Santo António e fazer cara de peixe: olhos arregalados e boca aberta como se fosse a primeira vez que ouvíamos tal coisa. Foi divertido, o sermão é que era chato. Mas argumentamos sempre que aquele era o São João, só estava um bocadinho mais tapado e era careca. Ainda pensamos em pintar o cabelo no Santo António. Mas o boneco não era nosso.

Não mudámos muito a sorte, mas conseguimos endrominar alguns transeuntes.

(repescado do antigo blogue)