segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Color Block

RTP suspende espaço de opinião de Sócrates

 - Gosto da notícia que diz que a RTP suspende o espaço de comentário do Sócrates. E como iam fazer essa cena? Ele em directo da cadeia? Havia de ser giro!
 - Sim, seria o máximo. A única chatice era se a roupinha fosse às riscas porque, em vídeo, provoca batimento. Mas o fatinho é color block, não é?

Moiré em telas de televisão

O chamado efeito moiré é uma interferência gerada quando tentamos visualizar – numa televisão, por exemplo – um padrão através de outro. Numa televisão, as imagens são formadas por pixels, que nada mais são do que um padrão de pontos (pixel), alinhadas em linhas e colunas. Quando uma imagem de um padrão repetitivo é mostrado numa televisão, há uma interferência entre o padrão visualizado e o padrão de pixels, o que gera um terceiro padrão indesejado, isto traduz-se na redução da qualidade da imagem e consequente fadiga visual para o utilizador.

Padrões de moiré são comumente vistos direto nas telas de televisão quando uma pessoa está vestindo uma camisa ou jaqueta de tecido listrado, devido a problemas de amostragem na câmara de televisão. Como a pessoa se move, o padrão de Moiré é bastante perceptível. Devido a isso, repórteres e outros profissionais que aparecem regularmente na televisão são instruídos a evitar roupas que poderiam causar o efeito, mais comumente conhecido como “ efeito de batimento”. Por esta razão, é sempre evitado o uso de objetos e roupas com padrões de riscas ou desenhos pequenos repetidos em televisão.

In wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário