quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Crónicas de uma viagem: norte e sul

Portugal é pequenino, mas há diferenças socioculturais que nos moldam e distinguem de acordo com a nossa região de origem. Na minha breve passagem pelo Algarve, pude constatar isso em alguns diálogos. Ficam aqui alguns fragmentos:

- No Porto os homens são mais bonitos.
- Parece-te isso porque gostamos, homens e mulheres, de andar sempre arranjados.  E isso não é necessariamente mau. Mas há o reverso da medalha: temos de certeza o maior aglomerado de azeiteiros por m2. Não seguem a máxima da Coco Chanel: tirar o último acessório colocado antes de sair de casa.
- Pois, os algarvios são mais relaxados. Não sei se será pelo clima...

E, agora, um segundo diálogo platónico sobre estética e os conceitos de belo e útil com clima ao barulho:

- Está frescote, pensei que em Faro a noites fossem mais quentes.
- O tempo anda estranho, arrefece muito à noite.
- Se calhar é melhor levar um casaco para não ir assim com os ombros ao léu. Ou uma écharpe, mas não trouxe nenhuma. Tens alguma que me emprestes?
- Écharpe?! Nós não usamos isso no Verão, só tenho écharpes de inverno.
- Como não usam? A écharpe não é só para o frio intenso. Para além de ficar sempre bem esteticamente, a écharpe é um conforto nas noites frescas de Verão!

________________

- As pessoas do Porto têm um sentido de humor peculiar, estão sempre com trocadilhos e duplos sentidos.
- Aprendemos desde cedo a fina arte do trocadilho.

Agora, abro um parêntesis e junto um excerto do diálogo ao jantar com mais duas pessoas e, a meu ver, a possível falta de compreensão do trocadilho:

- Ele diz que podíamos ajudá-lo a concretizar um sonho.
- Que sonho?
- Ser levado a casa por três mulheres.
- Por mim, está tudo bem. Mas costumo cobrar por esses serviços, não pertenço à Make a Wish Foundation.

Silêncio total. Pareceu-me ter ouvido grilos a … grilar (?). Ou eu acho que tem mais piada do que a que tem na realidade, ou não ouviram o que eu disse, ou ficaram com pena de mim e da minha saúde financeira. Não expliquei a piada, avancei para outro tema: Podes tirar uma fotografia às três? Quero uma fotografia para memória futura destas férias.

Também falamos sobre a religiosidade e o uso do palavrão, duas situações marcadamente nortenhas. Mas, por amor de Deus, não vou falar nisso agora, caralho!

2 comentários:

  1. Pessoalmente, também acho os homens do porto mais giros e com mais piada. De qualquer maneira ate me pelo toda se volto a cair na rede de um deles. Em relação a écharpes, isso só se usa no inverno. Quanto aos Algarves, é tudo muito turístico, só há vida no verão. O que a mim não me aquece nem arrefece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já muita gente me disso dos homens do Porto. Tenho que andar mais atenta. Mas, por outro lado, agora que penso nisso, das vezes que saí da "muy nobre e sempre leal cidade invicta" nunca me cruzei com alguém que me suscitasse um "UAU". No entanto, sou um bocado estranha. Preciso de falar com ele (s) para decidir a beleza. Adoro écharpes e lenços! Como tenho a sorte de conhecer nativos algarvios, conheci coisas que vão para além do Verão :-)

      Eliminar