domingo, 5 de outubro de 2014

Nativos digitais?

A última leitura feita por eles foi em Janeiro. Farta de pagar 60, 70 e 80 euros à EDP, arrisquei na leitura do contador. Abri a porta e olhei para o bicho. O bicho é digital e vários números foram apresentados à vez. Consegui perceber que um desses números correspondia à hora, os outros não passavam de chinês para mim - o que faz sentido, tendo em conta a realidade actual da empresa. Apontei-os para tradução. Todas as pessoas que conheço - estou a exagerar, só perguntei a três alminhas - têm um contador que gira o disco e toca apenas um número. Para registar a leitura, pediram-me o "em vazio" e o "fora do vazio". Tentei apurar os valores por comparação com as facturas anteriores. Leitura em dia e esperei ansiosamente pela nova missiva.

Sinal de nova mensagem de correio electrónico e "a sua factura digital está disponível". Cheia de confiança, cliquei em abrir. Felizmente estava sentada, levar com 318 euros pelas ventas adentro, abana qualquer assalariado com responsabilidades domésticas. Só pode ser um engano, ligo e diz que são acertos e que está tudo bem. Digo que não pode ser e enumero os argumentos. Avança com a teoria da avaria do contador e explica-me como testar. Confesso a quem está do outro lado que me vi grega - e não nos vemos todos como gregos? - para decifrar os valores apresentados. E que eles é que deviam verificar a avaria: "fazemos isso, mas, não havendo avaria, tem que pagar a deslocação." Peço-lhe então que me faça a legenda para a leitura: "hora, data, código, em vazio, fora do vazio e somatório dos últimos dois valores". Agradeço ironicamente e com consciência de que a ameaça "se eu tiver que pagar 318 euros à EDP, está tudo fodido!" ficou gravada.

Chamada desligada e com vontade de me mudar para o paleolítico - parece-me que na altura também estavam na moda os coletes e casacos de pêlo -, olho mais uma vez para os números que apontei: foda-se! Dei a data como sendo a leitura em vazio! Novo telefonema demorado e com duas pessoas diferentes, mas objectivo atingido: "esqueça essa factura, receberá uma corrigida no valor de 44 euros." Desliguei com plena consciência de que o lamento " fui agressiva com a sua colega sem razão. Espero que ela me consiga perdoar" ficou gravado.

4 comentários:

  1. Uma boa história para se contar aos netos. A primeira vez que tive que enviar a leitura também me vi grega, não percebia nadinha daquilo. Ainda hoje tenho que estar sempre a verificar as facturas anteriores para ver qual é a do vazio e a fora.

    ResponderEliminar
  2. Ainda deves estar a destilar suor com a possibilidade dos 318€ não estás? Confessa lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estou a recuperar, já vejo a luz ao fundo do túnel!

      Eliminar