segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Mercado do Bom Sucesso


Entre apocalípticos e integrados, considero-me integrada. Falam-me em cultura de massas e respondo com democratização. Mas, realmente, o polir de algumas arestas esbatem diferenças que nos fazem únicos. E ao ler esta notícia, Mercado do Bom Sucesso do Porto premiado em Nova Iorque, senti-me dividida entre o orgulho e saudosismo. O Mercado do Bom Sucesso está bonito? Sim, está. É um espaço agradável. Ainda este Sábado passei por lá, fui às tapas das conservas Ramirez. Então, porque me sinto dividida? Vivi muitos anos - infância, adolescência e primórdios de “jovem adulta” - na zona Boavista, lembro-me de ir ao mercado e sentir o cheiro a “Bolhão”, sentir aquela mistura quase enjoativa de cheiros de flores, legumes, enchidos e peixes. Lembro-me de estar na paragem do autocarro, o 84 para o Monte da Virgem e o 86 para Santo Ovídio, e ver o reboliço das entradas e saídas dos fregueses e das descargas tardias. Fazia sentido manter um Mercado de Frescos? Se calhar não. Mas, salvaguardando algumas diferenças, agora é mais um Shopping numa zona de Shoppings. Posso pedir para não requalificarem o Bolhão?

Sempre que vou a algum lado, fora ou dentro do País, e tenho conhecimento da existência de Mercados, gosto de visitá-los. Considero-os úteis para conhecer a realidade e cultura local.

Sem comentários:

Enviar um comentário