segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Inverteram-se os papéis

É uma espécie de Casa de Fados, mas sem a sina dos fados. Aqui conversa-se e petisca-se. Já lá não ia há mais de um mês, ela, que vai com frequência, trata pelo nome próprio o patrão e os empregados. E assim que a miúda que serve às mesas nos pergunta ao que vamos, ela, antes de fazer o pedido, responde com um “então, como é que estás?”. O inesperado acontece, a miúda desata numa choradeira. Começamos o interrogatório para tentar ajudar:

- Mas o que foi?
- Ele disse que me amava! Ele é que andou atrás de mim! Ele é que insistiu! (simulando uma faca a espetar-lhe no peito)
- Há quanto tempo estavas com ele?
- Há duas semanas… mas ele disse que me amava! (continuando a simulação da faca a espetar-lhe no peito)
- Mas, olha, ele disse-te isso quando?
- Estávamos juntos há dois dias…ele disse que me amava! (Faca fictícia sempre a entrar e a sair do peito)
- Mas foi quando estavam na cama?
- Não, ainda não tinha acontecido nada.
- Pronto, está explicado. Olha, é natural estares assim e isso passa-te. Acredita. Tenho com toda a certeza mais dez anos do que tu. Que idade tens?
- 22…
- Tem calma. Não fiques triste, não vale a pena!
- “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena!”*
- Hum?! Sabes que… Pronto, ok. You go, girl!
 

A miúda lá foi à vida dela e de olhos inchados, mas tinha uma dúvida a precisar de ser esclarecida:

- Olha lá, da outra vez que estive cá, ela não andava toda contente?
- Sim, andava aí com um rapaz que trabalhava num outro bar. Mas ela está falar de outro, já não é esse.

* Desde que começaram a ser impressas em ímanes e azulejos para os fundos dos tachos, as palavras do Pessoa são diariamente vandalizadas. Felizmente, “à parte disso, tenho em mim todos os sonhos do mundo”.

2 comentários:

  1. Eu vejo pelos meus miúdos, que assim como as frases do Pessoa, o "amo-te" está cada vez mais banalizado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é isso que me aflige. Há uns tempos, noutro blogue, por causa dos meus sobrinhos e amigos, escrevi isto:

      http://sistervistoeasssim.blogspot.pt/2013/07/amute-bff.html

      Eliminar