terça-feira, 1 de outubro de 2013

Sabedoria popular

Já todos ouvimos a expressão ‘os antigos é que sabiam’. Esta frase não está completa e, para fazer sentido, deveria ser dita desta forma: Os antigos é que a sabiam toda! 

Não é preciso grande análise para perceber que para cada ditado ou provérbio há outro que o contraria. Pensam vocês e penso eu que exercer sabedoria com uma verdade universal para cada situação não é ser-se sábio, é ser-se esperto. A boa notícia é que esta sabedoria está ao alcance de todos:

Podemos ser nós a escrever a nova história da sabedoria popular e criar os nossos próprios ditados. Apenas devemos ter em conta o intervalo entre os provérbios contrários, pode correr mal pelas razões óbvias.
  • Comprar o que falta em Janeiro porque em Dezembro não houve dinheiro.
  • Compra em Dezembro porque em Janeiro há aumento.
Reescrever a história também é uma hipótese: basta baralhar e voltar a dar os ditados existentes.
  • Casa roubada, espeto de pau.
  • Em casa de ferreiro, trancas na porta.
Se não tem tempo ou cabeça para criar ou baralhar ditos populares, pode sempre utilizar os que já existem. Serviram para os nossos antepassados, também servem para nós.
  • Quem espera sempre alcança.
  • Quem espera por sapatos de defunto morre descalço. 

Este texto também é do antigo blogue, mas lembrei-me dele ao ouvir o caso da Manuela.

5 comentários:

  1. Eu sou uma parola assumida, não por adorar, mas por usar constantemente provérbios. Uma vez disse a uma pessoa que estava mal d'amour: "Deixa lá, há mais marés que marinheiros e por morrer uma andorinha não se acaba a Primavera" :)

    ResponderEliminar