segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Estar offline é o contrário de estar online

Um estudo identificou três comportamentos que levam ao bloqueio e há desamigação no Facebook. Fomos mais longe, saímos da rede social e encontramos três comportamentos que funcionam bem no mundo online, mas que são desastrosos quando transportados para o mundo offline. 

Gosta de estar sempre ligado e os seus amigos acusam-no de não fazer mais nada na vida a não ser partilhar e gostar, ou seja, para eles estar ligado não só torna aborrecido o acto de socializar consigo, como também é sinónimo de não trabalhar. Muitas vezes esta percepção advém do seu comportamento real e não da sua actividade virtual. Alguém que passa muito tempo no Facebook, tem de ser cuidadoso para não transferir essas atitudes do online para o lado offline da vida. 

Gosto disto

Se no Facebook o ‘gosto disto’ é apoiar um amigo, é gostar da partilha alheia, é concordar sem ter mais o que acrescentar. No mundo real já não é bem assim. Dizer ‘gosto disto’ e repeti-lo vezes sem conta é, simplesmente, ridículo. Não só desvaloriza o ‘gostar’ como também o denuncia como um FaceBook Aholic.

OMG! WTF? LOL

Ora cá está mais um comportamento denunciante e capaz de tirar a paciência a um santo. Sim, já sabemos que na caixa dos comentários e actualizações de estado não cabe tudo-o-que-nos-vai-no-coração ou, às vezes, só queremos ser mais rápidos e, não havendo outro remédio, recorremos às siglas. Mas, por favor, guarde o W, o T e o F  para o Facebook. Na vida real, a ter que dizer alguma coisa, use a tradicional caralhada. 

Comentar ou não comentar? Eis a questão

Este é o último, mas não o menos importante. Vemos a publicação e segue o comentário concordante ou discordante. Ou nem uma coisa, nem outra. Comenta-se para avacalhar e para dar o toque de humor à publicação amiga. Já deve ter percebido onde queremos chegar, não? O Facebook dá-nos a capa protectora da tolerância que a vida offline não nos pode dar. Basicamente, dói mais ser esmurrado do que ser ignorado ou bloqueado na rede social.

Nota: No blogue anterior escrevi muito sobre o uso e abuso do Facebook. Mas, lá está, era um blogue de lifestyle descoordenado.

Sem comentários:

Enviar um comentário