sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O Feng Shui e o Feng Chunga

Não é só um treinador que existe dentro de cada um de nós, há também, em em cada um de nós, um decorador. Há quem ache sinceramente que tem a capacidade e o dom de aconselhar na decoração alheia. A visita aos seus “covis” é a confirmação do requinte e o bom gosto. Se para alguns isto até é verdade, para muitos outros a coisa não é bem assim. Podemos até dividir os decoradores de bancada em duas correntes: a corrente Feng Shui e a corrente Feng Chunga.

O Feng Shui é uma corrente de pensamento milenar de origem chinesa. Os objectivos são – de acordo com a análise específica de cada local – conservar e distribuir as influências positivas presentes, redireccionar as negativas e implementar mudanças arquitectónicas (cor e forma) e posicionar objectos de forma beneficiar os moradores dessa habitação.

O Feng Chunga é também ele uma corrente de pensamento milenar. Não é fácil precisar a sua origem, mas, pela antiguidade, se não é oriental é europeia com toda a certeza. No entanto, convêm referir a dedicação do povo norte-americano a esta corrente. Em Portugal, o Feng Chunga tem, desde há alguns anos para cá, adquirido a tal influência asiática nas lojas do chineses. Felizmente para os seguidores desta corrente, nestas lojas também se pode comprar influências africanas, indianas e portuguesas. A estas influências todas junta-se ainda o mobiliário do IKEA, da Moviflor ou da Conforama. Os objectivos desta corrente são criar a confusão visual organizada, posicionar os objectos e naperons de forma a que o mobiliário não apanhe pó e dificultar o acesso dos moradores da habitação às prateleiras superiores.

Este texto, para não variar, também é do blogue antigo. Mas como estou em vias de mudar de casa, tenho levado frequentemente com o aconselhamento dos decoradores de bancada.

2 comentários:

  1. Porra eu tenho algumas coisas ikea e moviflor... :\

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não é problema nenhum. Eu também tenho. O problema é a forma como são dispostas as coisas. E se eu fosse acatar todos os conselhos que me dão, a minha casa iria parecer o fim do mundo mas em mau :D

      Eliminar