segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Não me arrependo, mas tenho vergonha


Vou escrever isto aqui, mas não é para andar a espalhar. Os meus pais são do campo, esta informação é para contextualizar. Nas Fontainhas, onde morei até aos cinco anos, o quintal deu-nos a possibilidade de ter galinhas, garnizés e coelhos. Também tínhamos uma pereira e penca para o Natal. As minhas tias, que ainda se mantiveram no campo, às vezes, davam-nos galinhas e coelhos para juntar à nossa criação e futuro consumo. Depois, fomos morar para um apartamento entre a Avenida da Boavista e o Campo Alegre. E, as minhas tias, continuaram a dar-nos coelhos e galinhas. Vivos. Infelizmente o problema não era só das minhas tias, que também davam pencas, laranjas, tangerinas, uvas e ervilhas de quebrar. Os meus pais também não eram bons de todo. Mantinham o bicho vivo durante uma semana, nunca percebi porquê. Certo dia, a minha rica mãe, comprou uma galinha viva no Bolhão. Como já era tradição, a bicha foi poupada ao tacho durante uma semana. Não sei o que havia de diferente na bicha, mas tocou-me. Afeiçoei-me. Resolvi dar-lhe a melhor semana que um galináceo pode ter. E o melhor incluía passeá-la, de cordel ao pescoço, pela Rua João grave e arredores. Sem os meus pais saberem, eles não eram muito bons. Mas não chegavam a tanta loucura. Agora vi isto e fico triste por nunca me ter lembrado de a vestir. Era Verão, eu sei. E acho que só sabia bordar, ainda não tinha chegado ao tricot. Teria sido muito fixe.

Também tenho histórias semelhantes com Marreco, o pato, e Branquinho, o coelho.

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Não sei o que me passava pela cabeça, nem tenho ideia dos olhares dos outros. Era só eu e a galinha, não importava mais nada :D

      Eliminar
  2. Não percebo por que razão as pessoas olhavam. Passear uma galinha, se nos apetcer, podemos, ora essa!
    Na canja é que já devia ser mais difícil de engolir. Afinal, havia afeição.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A canja e cabidela, duas coisas menos fáceis de engolir!
      Boa semana :)

      Eliminar
  3. Mas depois tinhas ainda mais pena, ao fim de uma semana, ela de coletinho, ou de vestidinho... ai Jesus, nem quero imaginar.
    (Tu és um pouco louca, mas sabes disso, não é?)
    Beijinhos, companheira :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Companheira, a minha galinha de coletinho e ficar tão distinta! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Tão bom! Passear uma galinha, tão bom. :))) hehe

    ResponderEliminar